Necessidades Educativas Especiais

Um blog de professores para professores sobre as necessidades educativas especiais. "O termo NEE's refere-se ao desfasamento entre o nível de comportamento ou de realização da criança e o que dela se espera em função da sua idade cronológica." (in Ministério da Educação e Valorização dos Recursos Humanos)

terça-feira, 15 de maio de 2007

A deficiência visual e as novas tecnologias da informação


Os deficientes visuais têm agora um novo instrumento de formação na área das novas tecnologias de informação que permite uma aprendizagem em Windows e Internet, através de um CD-Rom interactivo. "Olhar o Futuro" foi desenvolvido em parceria entre a Célula 2000, ACAPO - Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal e Universidade do Minho.

Olhar o futuro dos deficientes visuais através das novas tecnologias de informação. A ideia partiu da Célula 2000, no âmbito do apoio do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (SNRIPD), e traduz-se na prática num CD-Rom interactivo de formação para actualização de Windows e Internet para invisuais.
O método é simples. Basta introduzir o CD no computador e, automaticamente, a pessoa cega ou amblíope pode aprender a utilizar o computador na sua própria casa mediante as instruções de uma voz que explica, por exemplo, a utilizar o teclado, a navegar na internet ou a imprimir um texto em Braille.
Inovador em Portugal, este projecto pretende simplificar o uso dos computadores para os invisuais, "dotando-os de um instrumento de formação que permita colmatar carências e se adeque às necessidades de, por exemplo, não utilizarem o rato ou verem o cursor", explicou Manuela Cruz, directora da Célula 2000.
O CD-Rom "Olhar o Futuro" foi desenvolvido em parceria com a ACAPO - Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal e a Universidade do Minho, durante o ano de 2003, tendo em vista facilitar aos cegos o acesso a toda a informação de uma forma simples e eficaz."Muitas pessoas com este tipo de deficiência estão por vezes isoladas do mundo. Com esta formação podem participar em chats de conversação, podem estudar e obter uma série de oportunidades que antes não tinham", sublinhou a responsável.

Fonte:
www.euroacessibilidade.com/informacao/info02.htm

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial